segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

DAY ONE - O COMEÇO



Bom, bom... vamos começar isto aqui com o pé direito! Yogiman's Roots Corner nada mais é do que um blog direcionado à divulgação de boa música de uma maneira geral, MAS com preferência para o Dancehall e Rap. Ok, vez ou outra terão alguma coisa sobre punk, metal, jazz, e outros estilos mais que eu gosto..

Ok, suponhamos que você seja um completo leigo e pergunte-se: "o que seria Dancehall?!" O Dancehall é um ritmo nascido na Jamaica, derivado do reggae, tendo como característica básica ser um som mais moderno e dançante que o próprio reggae. Popularizou-se por toda a ilha e rompeu as fronteiras geográficas, tendo adeptos (lê-se fãs, ouvintes) e músicos (produtores, cantores, etc.) em todo o mundo. Diretamente ligado ao Dancehall temos o Ragga (abreviação da palavra Raggamuffin') que é um estilo de vocal mais pesado e por muitos considerado ter semelhança às rimas do rap. Não só esta semelhança, mas também chamado de 'digital reggae' por ser atualmente criado à partir de computadores, sintetizadores, e toda espécie de aparato digital, muitas vezes dispensando o uso de instrumentos.

Por aqui podemos contar com vários artistas do cenário Dancehall / Ragga: Família 7 Velas (Jimmy Luv, Alexandre Cruz, Arcanjo, Ivy), Buyaka San, Pump Killa, Sambatuh, Dada Yute, Leidi Dai, entre outros.

Já o Rap é um estilo mais difundido comercialmente e deve dispensar maiores esclarecimentos... nascido na década de 80, foi massificamente divulgado por MC´s, DJ´s, b-boys & b-girls e grafiteiros, todos estes, inseparáveis
elementos do que chamados de Hip Hop. Muitas rádios FM que você sintoniza atualmente, com certeza terá em sua programação alguns raps (mesmo que não seja lá estas coisas em termos de qualidade).

Aqui podemos destacar alguns MC´s ou grupos de rap como Artficio, Contrafluxo, Subsolo, Inumanos, Dr. Caligari, Kamau, Elo da Corrente, Projeto Manada, Rua de Baixo, Mensagem Periférica, etc.

Pra começar presenteio vocês com o download de dois discos muito bons destes dois estilos:

Ragga / Dancehall
"the official best of Bennie Man by Dexterity"

Rap
Blackmilk mixtape by DJ Tamenpi

Espero que se interessem, baixem os arquivos e comentem!!! Vejo vocês em breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário